37253186_1808106822616290_4794347528667529216_n.jpg

Numa altura em que para muitos é dia de férias e descanso, na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) decorre o projeto Uni-CV Kids. “As crianças são a chave para uma sociedade mais evoluída e este projeto visa, desde cedo, incutir nas crianças o espírito universitário e a produção do conhecimento”, afirma a docente Lindinalva Lima, uma das coordenadoras do projeto Uni-CV Kids. 

O projeto surgiu em 2009, em São Vicente, com cerca de quarenta crianças, numa parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente (ICCA) e o patrocínio da CVMóvel, sendo que as Aldeias SOS se juntaram a esta parceria.

Tecnologias, jornalismo, línguas, biologia são exemplos das várias atividades desenvolvidas entre julho e agosto na Uni-CV, no âmbito deste projeto.

Robótica

A Robótica é um dos cursos apresentados para as crianças aprenderem na Uni-CV Kids. Na sala de Robótica, o Professor Adelcides Rodrigues, está com a sua turma a aprender o “básico da programação” e sublinha que “o ensino básico é importante para as crianças para que um dia possam criar um aplicativo que seja útil para a posteridade”.

Apesar de ser um profissional experiente, a formação está a ser um desafio, porque as crianças “fazem muitas perguntas e estão a ser preparadas para serem os universitários no futuro”. De salientar que nesta turma, conta com a participação de uma criança com necessidades educativas especiais.

Professor Adelcides Rodrigues, demonstra a necessidade de as aulas de Robótica fazerem parte do curriculum mais cedo, para que os estudantes não passem pelas mesmas dificuldades que ele enfrentou, sendo que hoje em dia, as tecnologias são a base do desenvolvimento. Na Uni-CV Kids isso facilita, caso no futuro a criança deseje seguir os caminhos da Robótica pode vir a desenvolver um projeto de maior dimensão porque já vai dominar o conceito básico.

Jogos interativos

37282246_1809109999182639_3222730656173785088_n.jpg

Por sua vez, os jogos interativos são a outra opção a seguir neste projeto. Leonardo Fernandes, estudante de Tecnologias de Comunicação de Multimédia na Uni-CV, abdicou parte das suas férias para estar com as crianças e ensinar-lhes jogos interativos. Enfatizou que a experiência está a ser boa mesmo interessante, sobretudo porque é aa primeira vez que está a trabalhar com crianças. Nas aulas de jogos interativos, as crianças vão aprender a fazer animações e jogos que vão apresentar no último dia.

“Universidade para crianças” é a frase que Professora Lindinalva Lima escolheu para definir este projeto que quer demonstrar que as crianças podem participar ativamente na produção de conhecimento. A Uni-CV Kids pela primeira vez está em três municípios diferentes: Praia, São Vicente e Assomada, “mas o objetivo é aumentar o número de cursos e expandir mais e atingir a meta de todas as ilhas” como observou a Vice-Reitora para a Extensão Universitária da Uni-CV, Professora Astrigilda Silveira.